Cada pessoa é unica


As pessoas tendem a achar formulas mágicas, as famosas receitinhas sobre o comportamento humano, buscam isso nos livros de auto ajuda, ou nos signos, ou em conselhos, cartomante entre outros, mas existe um problema sobre essas coisas, você é uma pessoa unica que viveu a sua historia de vida, e que ninguém vai poder tomar isso de você e generalizar seus comportamentos a outros por meio de regrinhas, mas calma minha gente essa afirmação de regrinhas as vezes podem ser válidas, mas vamos destrinchar isso com calma e entender o porque.

Filogênese 

Diz respeito a evolução de uma especie, por meio de seleção natural, alguns dos nossos comportamentos são filogenéticos entre eles os comportamentos reflexos que são universais, mas temos algumas características filogenéticas que herdamos por nossos parentes, e algumas pessoas tendem a ter uma pré disposição para ter alguma resistência a doenças ou não, por meio do gene de nossa família, e  isso se desenvolvendo ou não pode afetar nossa vida e a forma como agimos, e esse desenvolvimento também pode ocorrer pela forma que vivemos.

 Ontogênese 

Quando falamos em ontogênese estamos falando da nossa historia de vida, o que vivemos, como vivemos, as coisas que nos influenciam pessoalmente, é o que mais nos difere uns dos outros, cada um tem uma família diferente, vive em ambientes diferentes em tempos diferentes, amigos diferentes... Por isso até gêmeos mesmo tendo a mesma aparência, viver na mesma casa mas por eles não conseguirem viver a mesma vida, um se difere do outro, e quem convive com eles apenas de olhar sabe diferenciar um do outro por gestos ou modo de falar. 

Cultura  

Diz respeito a nossa cultura, agimos como agimos não só pela nossa historia de vida ou filogênese mas de acordo com a nossa cultura, estou agindo diferente graças ao país que moro, ao regionalismo local, ao tipo de cultura que vivemos em nossos grupos que são diferentes dos outros, isso também nos difere de outras pessoas de outros ambientes. 

Vendo que essas variáveis aumenta ou diminui a probabilidade de algum comportamento voltar a ocorrer ou não, como podemos pegar um livro de auto ajuda e ele dizer "Se você fazer isso vai ocorrer isso" afirmando que isso ocorrerá sendo que você não é uma maquina, nem a ciência do comportamento que estuda a décadas não pode afirmar isso deixando a probabilidade como possível desse comportamento ocorrer, na análise do comportamento nos referimos a MAIOR PROBABILIDADE OU MENOR PROBABILIDADE de um comportamento acontecer ou não, isso se estudarmos todas essas contingências de filogênese, ontogênese e cultura. 

Mas quando falei que as regras poderiam ser válidas, são por questões cultural, alguns comportamentos são generalizados de acordo nosso país, idade entre outros (exemplo, é provável que no Brasil uma pessoa entre 13 e 17 anos encontre um grande amor).

Conselhos, é algo que também pode generalizar, uma pessoa pode dar uma regra pra você falando que determinada coisa pode acontecer se você agir de determinada forma, e realmente a probabilidade disso ocorrer é grande, mas não necessariamente ocorrerá, o problema é que quando alguns desses reforços acontece intermitentemente (vez sim, vez não) levamos em consideração apenas as vezes que acontece, outro exemplo quando abrimos o jornal e vemos "Você terá sorte no trabalho hoje virginiano" mas se levarmos em consideração as contingências que você tem se esforçado no trabalho, que você gosta do lugar que trabalha, as pessoas dão oportunidades de crescer é possível que a probabilidade de alguma coisa boa no trabalho é grande, e quando isso acontece dizemos que a causa foi por causa de sermos do signo de virgem, sendo que do outro lado do país tem outro virginiano que foi demitido. 

Um exemplo clássico disso são os paranormais, que estão treinados a observarem as pessoas no momento da conversa e afirmar determinadas coisas que você não disse explicitamente mas de forma indireta é possível observar. Forma de falar, como se vestir, idade, observe o vídeo abaixo e você entenderá melhor. 


Conselhos: Possível generalizar, mas não necessariamente ocorrerá pois a sua história de vida é diferente da pessoa que te aconselhou.
Paranormais: Afirmam coisas que não é um mistério, você só diz algumas coisas indiretamente que nem percebe e os paranormais jogam um verde e catam maduro.
Signos do Zodíaco, Cartomantes: Se levarmos em consideração os acertos e os erros dos signos, é quase como uma tentativa e erro, o problema que só levamos em consideração os acertos, como por exemplo (você vai encontrar um grande amor em determinada época), mas isso é possível para qualquer outro.

Isso é uma visão de probabilidade, de ciência, se realmente essas coisas acontecem ainda não foram comprovadas cientificamente;  

Não generalize sua historia de vida como se fosse uma receita de bolo, cada pessoa é unica e isso que nos fazem diferentes uns dos outros e nos tornamos pessoas interessantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!