Você sabe o que é phone stacking?


Atualmente os aparelhos eletrônicos tem se tornado um objeto de desejos para varias pessoas no mundo, você pode encontrar eles em qualquer lugar, no trabalho, barzinhos, restaurantes, em casa...  isso tem se tornado um vicio para a maioria das sociedades, o que tem atrapalhado o próprio relacionamento interpessoal e sendo a causa doenças psicológicas. A universidade de Chicago fez uma pesquisa no qual acompanhou a checagem de atualizações em redes socais de 205 pessoas em 7 dias e concluíram que é mais difícil resistir as tentações do Facebook e do Twitter do que o cigarro e o álcool. As pessoas tem deixado de se relacionar na vida real para fazer isso virtualmente, e o que parece mais absurdo que as pessoas tendem a se comunicar virtualmente, mesmo estando na frente da pessoa.

Pensando nesse vicio foi inventado um jogo que tem virado uma febre nos EUA, chamado phone stacking. Geralmente acontece em barzinhos, restaurantes ou similares em que são recolhidos todos os aparelhos eletrônicos das pessoas, e são colocados no centro da mesa e ninguém mais pode usar os aparelhos ate o final da refeição, aquele que não resistir e usar vai ter que pagar a refeição dos demais, se ninguém usar os aparelhos, a conta é divida com todos.

Se pensarmos numa analise comportamental dessa situação estamos lidando com estímulos concorrentes, no qual o primeiro é um estimulo concorrente condicionado secundário no qual nos mantem atualizado no mundo, e o outro, o dinheiro, é um estimulo condicionado generalizado, no qual nos da acesso tanto a reforços primários (comida, água..) quanto a reforçadores secundários, a compra dos próprios eletrônicos é um exemplo.

Essa brincadeira é interessante na relação de auto-controle e impulsividade, no qual temos que fazer uma escolha de menor magnitude imediata ou esperar o atraso no reforço de maior magnitude, brincando assim com a privação, o tempo de atraso e a magnitude. Levando a consideração a ontogênese de casa pessoa, no qual foram expostas as contingencias descristas como de auto-controle ou de impulsividade. As mudanças são feitas principalmente com alterações nessas contingencias e com treino. Uma das alterações são observadas nessa brincadeira onde a pessoa tem que escolher, olhar as atualizações ou atender uma chamada de imediato e ter que pagar a conta no final ou então ficar sem atender ou ver atualização ficar sem pagar e ao final poder olhar as atualizações.



A impulsividade é muito observado em:

  • Comer uma sobremesa calórica, mesmo quebrando uma dieta
  • Manter relações sexuais sem preservativo 
  • Sair para uma festa em vez de estudar
  • Gastar muito dinheiro em roupas e não guardar para algo mais importante
  •  Beber álcool a despeito dos prejuízos ao cérebro e figado a longo prazo
  • Fumar, mesmo correndo o risco de ter câncer ou enfisema 


Utilizando de contingências é possível a gente modificar o comportamento nessas situações, das pessoas sem precisar se ater a instancias internas no sentido de força de vontade .


Referências:
Site: http://www.istoe.com.br/reportagens/204040_VICIADOS+EM+REDES+SOCIAIS
Livro: Skinner vai ao Cinema

Postado por Ítalo Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por Reforçar comentando no meu blog
Agradeço a visita e comentário! Logo ele será respondido!